Você é colaborativa?

Você é colaborativa?

O colaborativismo usa conhecimentos coletivos para solucionar problemas.

Você é uma pessoa que enxerga e foca somente nas suas dificuldades e desafios ou participa no processo de melhorias das situações alheias?

Semana passada aconteceu algo bem legal aqui na empresa que me fez pensar bastante sobre este assunto. Como vocês sabem, a Dona Nina mudou a forma de comprar, agora temos o NOVO ATACADO que é uma mistura de varejo com atacado, mas para este novo modelo ser aplicado teve a participação de uma pessoa que muitos a chamariam de "concorrente".

Para conhecer o NOVO ATACADO Dona Nina - Clique Aqui.

A Rafaela, filha da Márcia de Medeiros, trabalha em uma empresa de acessórios e piercings e, na semana passada, a Márcia conversando com a chefe da Rafa, teve uma visão mais ampla sobre a aplicação deste novo modelo de atacado Dona Nina.

"Organizações que apostam no colaborativismo são contempladas com o engajamento de toda a comunidade". Quando li isso, pensei no quanto as empresas podem ganhar e crescer através do colaborativismo.

As grandes lideranças hoje apostam no compartilhamento de ideias e união dos conhecimentos para terem um crescimento acima da média. A concorrência vai continuar, nuca deixará de existir, mas as parcerias, o colaborativismo, têm poder para fazer crescer um grupo de empresas baseadas em diversas ideias.

Não apenas empresa já estruturadas, com seus espaços físicos e seus CNPJs, mas também autônomos, mulheres que desejam criar uma renda extra, que ainda estão iniciando suas jornadas no empreendedorismo.

Empreender não é difícil, desde que, se faça com conhecimento. Obstáculos serão inevitáveis, mas pensando no colaborativismo, buscando o agrupamento de ideias com pessoas que já passaram por situações adversas, diminui o risco no empreendimento.

Na maioria das vezes, o que atrapalha o colaborativismo é o orgulho, a timidez, a falta de confiança. Muitas pessoas deixam de buscar alternativas com medo de se sentirem inferiores, por ainda não terem conhecimento suficiente para iniciar uma conversa, mas tenha certeza de uma coisa: TODOS COMEÇARAM COM POUCO CONHECIMENTO.

Busque informações, parcerias, conhecimento, não tenha vergonha do colaborativismo. E quando você atingir o nível necessário para caminhar sozinha ou ter certeza que está no caminho certo, não esqueça de ajudar, de colaborar, com outras pessoas que estão chegando. Todas têm espaço no mercado, cada uma com suas habilidades.

Por Carlos Righetti

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.