Cuidados com bijuterias

Cuidados com bijuterias

Vou te dar dicas valiosas para que suas bijuterias tenham maior durabilidade. Quem adora usar colares, brincos, pulseiras e anéis não quer que sua peça preferida tenha vida curta, não é mesmo?

Primeiro, é preciso entender como é feita uma bijuteria.

Usarei como base as bijuterias que criamos e montamos na Dona Nina Design Moda. Em resumo, após o processo criativo do modelo da bijuteria, as peças são soldadas com solda fria – solda de estanho – e, em seguida, são levadas para o processo de banho químico.

Existe o banho dourado, o banho de ouro velho, ouro vintage, Bianco, prata, ródio, entre vários outros. Na Dona Nina usamos apenas o banho dourado e Bianco (prateado). Após o banho específico que “colore” a peça, elas passam por uma camada de verniz, ou seja, uma camada protetora que dá maior durabilidade às peças, mas se engana quem acredita que esse verniz proteja a bijuteria por anos e anos.

Quando as peças saem do banho químico, elas retornam para nosso ateliê para que sejam cravadas as pedras e, assim, a bijuteria está pronta para ser etiquetada. Claro que, existem outros pequenos processos no meio, mas esse é um resumo bem simples para que você entenda a base das Bijuterias Premium da Dona Nina Design Moda.

Então, entenda que, bijuteria é bijuteria, não é uma semijoia ou uma joia. E na bijuteria, além do banho químico, pode ter pedras espelhadas ou opalinas, crochê, colas especiais, tintas especiais, ou seja, elementos que podem ser prejudicados com o tempo e com o mau uso. Quando chamamos nossos acessórios de Bijuterias Premium, estamos considerando os processos de banhos químicos que dão maior durabilidade às peças, pois não são banhos químicos simples. Nossos banhos são todos processados no Brasil, descartamos qualquer processo químicos de países asiáticos. E quase esqueci: nossas bijuterias são hipoalergênicas (não causam alergia), por não conter níquel. Nossos banhos são níquel free.


Para suas bijuterias terem maior tempo de vida útil, existem alguns cuidados:

- Não molhar as peças – isso inclui não lavar louça com as peças, no caso, anéis e pulseiras, não tomar banho de piscina nem de mangueira, muito menos banho diário, evitar pegar chuva. A maioria das bijuterias Dona Nina são de “caixas” onde são cravadas as pedras. A água entra facilmente nessas “caixas” e, com o tempo, enferrujam o metal e podem danificar a pedra, se for espelhada, por exemplo. A água da piscina tem cloro e ele acaba com o banho das peças.

A dica é: no caso da louça, peça para o crush lavar. Enquanto ele lava a louça, suas bijuterias continuam lindas, suas unhas também e você ainda tem tempo livre para conversar com a amiga no WhatsApp. Se não tiver nenhum crush, peça para o filho ou filha. E se não tiver nenhum filho, pode apelar para sua mãe ou seu pai (é maldade, mas tudo bem). Se você morar sozinha, então, lembre-se de tirar as bijuterias para lavar a louça ou tem a opção de jantar fora todos os dias. Que maravilhoso que seria isso, hein!?  :)

- Praia, nem pensar – uma coisa é você ir para a praia com suas bijuterias. Outra coisa é você permanecer na praia com as bijuterias. Pior ainda é quando você mergulha com suas bijuterias. Ai! Chega a doer! Você pode ir toda linda e estilosa para a praia com suas bijuterias coloridas, mas ao chegar na areia, guarde-as. A areia, além de arranhar, ajuda no processo de estrago do banho. E esse processo não é demorado. É claro que, a peça não vai perder o banho de imediato com o contato com a areia, mas a areia fica na peça e você, ao chegar em casa, não lembrará de limpar as bijuterias. É aí que o estrago começa a acontecer. Água do mar é inimigo número 1 das bijuterias. Pensa só no sal que fica no seu corpo quando você sai da água. Imagine esse sal nas peças. Não há banho que resista. Ah! O bronzeador também prejudica o banho das bijuterias.

A dica é:  com relação a praia é a seguinte: quer ir à praia com as bijus? Vá, mas guarde-as quando chegar na areia. Quando sair da praia, tome aquela ducha que costuma ter nos calçadões e depois sim, use-as novamente. A intenção é tirar o sal do corpo. E enquanto estiver curtindo a praia, beba bastante água, nada de exagerar com o camarão frito no palito e peça sempre aquele chorinho quando for comprar o Matte Leão com limão.

- Evite contato por muito tempo com perfumes e cremes corporais – eu sei que isso é difícil, mas as correntes dos colares sofrem com o excesso de química em contato direto, principalmente perfumes. A mulher, naturalmente, já adora usar cremes para a pele. O creme corporal é algo pastoso e úmido e quando entra em contato direto com a bijuteria, a umidade prejudica o banho. Também não acontecerá de imediato o processo de estrago do banho, mas é a mesma situação da areia da praia, dificilmente você lembrará de limpar as bijuterias após tirá-las.

A dica é: primeiro passe o creme no seu corpo e aplique o perfume. Espere uns 10 minutos e depois coloque suas bijuterias. O uso do perfume é mais frequente quando nos produzimos para sair toda estilosa, então pense primeiro no perfume e cremes (como se fosse fácil criar uma sequência lógica no momento que estamos nos arrumando). Enfim....risos...!!

- Evite exposição ao sol – o Sol é danado para alterar as cores e isso não acontece somente com bijuterias. Algumas pedras, e até o banho, desbotam com exposição prolongada ao Sol.

A dica é simples: não precisa virar vampira e sair somente a noite, apenas cuidado com o excesso de exposição. E vou te falar, para desbotar o banho ou a pedra, a exposição tem que ser muuuito prolongada. Então, esse é mais tranquilo de controlar.

- Guarde as peças separadas – As correntes e os fechos agradecem. Sei que para guardar tudo separado é preciso ter espaço e nem sempre existe. A ideia de separar as peças tem dois objetivos simples: facilidade na hora de escolher a bijuteria certa para completar o look e evitar que as correntes arrebentem quando você tentar desembolar.

A dica é: tente separar uma gaveta somente para bijuterias. Existem uns divisores de gavetas bem interessantes e sempre coloque as peças, separadas, dentro de saquinhos para evitar arranhões nas pedras.

- Guarde as peças secas e use giz – Lembra da umidade, dos produtos químicos, perfumes? Então, podem ficar resíduos no metal e nas pedras das bijuterias. Antes de guardar as peças separadamente, lembre-se de passar uma flanela seca nas bijuterias para tirar algum excesso nelas.

A dica é: além da flanela seca, coloque sempre um pedaço de giz na gaveta. Ou giz ou aquele saquinho pequeno de sílica gel. Os dois absorvem a umidade do local mantendo as bijuterias bem protegidas. Evite também de colocar sabonetes nas gavetas com as bijuterias, eles causam umidade e dizem por aí que sabonetes atraem traças. Essa eu também não sabia.

- Não durma com as suas bijuterias – Primeiro, porque incomoda. Segundo, pode te machucar. Terceiro, pode arrebentar.

A dica é simples: não durma.... risos...!! Brincadeira, claro!! Bom, nem precisa de dica.

É isso. Dicas simples para aumentar a durabilidade das suas bijuterias. Ah, sim! A última dica: use bijuterias todos os dias e mostre o quanto estilosa você é.

;)

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.